Ir para o conteúdo

21 a 25/09/15BELO HORIZONTE - MG

ou

Tela cheia

Chamada de Trabalhos

29 de Janeiro de 2015, 10:48 , por Johnatan Oliveira -
Visualizado 4284 vezes
Traduções

SBES 2015: XXIX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software
21 a 26 de setembro de 2015
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
http://cbsoft.org/sbes2015

 
O Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é o principal evento de engenharia de software da América Latina. O SBES é um evento integrante do CBSoft - Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. A conferência inclui sessões técnicas, sessões de ideias inovadoras, sessões da indústria, palestras convidadas, cursos, painéis, fórum de educação, sessões de ferramentas, workshop de teses e dissertações, além de vários outros eventos satélites. A conferência reúne em torno de 600 pessoas da academia e indústria.
 

TÓPICOS DE INTERESSE

Esta chamada espera artigos relacionados (mas não limitados) aos seguintes tópicos:
  • Aplicações da engenharia de software na indústria
  • Aspectos Sociais da engenharia de software
  • Confiabilidade e disponibilidade de software
  • CSCW e engenharia de software
  • Desenvolvimento orientado a modelos
  • Engenharia de requisitos
  • Engenharia de software experimental
  • Engenharia de software orientada a agentes
  • Engenharia de software orientada a aspectos
  • Engenharia de software orientada a componentes
  • Engenharia de software para a WEB
  • Fundamentos teóricos e métodos formais
  • Linha de produto de software
  • Manutenção de Software
  • Métodos, técnicas, linguagens e ferramentas para engenharia de software
  • Métricas e medições em engenharia de software
  • Processos de software (incluindo métodos ágeis)
  • Qualidade de software e modelos de qualidade
  • Reengenharia de software
  • Reutilização de software
  • Verificação, validação e teste de software

TRILHAS DE SUBMISSÃO

Esta chamada convida pesquisadores e praticantes a submeter trabalhos originais para a trilha de artigos técnicos e de ideias inovadoras.
 
Artigos Técnicos: Esta é a trilha tradicional do SBES, que publica resultados sólidos de pesquisa, com forte contribuição para a comunidade de engenharia de software. Artigos dessa trilha são avaliados com base na sua originalidade, relevância, consistência técnica e clareza de apresentação. Os artigos dessa trilha devem ter, no máximo, 10 páginas (estilo IEEE), incluindo todas as figuras e referências.

Ideias Inovadoras: Essa trilha visa publicar trabalhos inovadores, com resultados futuros promissores. Como os artigos dessa trilha se baseiam principalmente em intuição, uma articulação convincente das argumentações é encorajada. Artigos dessa trilha são avaliados com base na sua inovação, relevância, consistência de argumentação e clareza de apresentação. Os artigos dessa trilha devem ter, no máximo, 6 páginas (estilo IEEE), incluindo todas as figuras e referências.

CATEGORIAS DE ARTIGOS

Todos os autores de artigos técnicos devem informar após o resumo do artigo uma ou mais categorias da lista que segue. As categorias visam guiar os autores na preparação dos seus artigos e estabelecer expectativas consistentes no processo de avaliação.

Analítico: Um artigo em que a principal contribuição trata de novos algoritmos ou teorias matemáticas. Exemplos incluem uma nova técnica de predição de defeitos, transformação de modelos, algoritmos para análise estática ou dinâmica de código e análise de confiabilidade. A contribuição deve ser avaliada com uma análise convincente dos detalhes do algoritmo, seja via prova, análise de complexidade ou avaliação de execução, dentre outras.

Experimental (estudos primários): Um artigo em que a principal contribuição é o estudo experimental de uma tecnologia ou fenômeno de engenharia de software. Exemplos incluem experimentos controlados, quasi-experimentos, estudos de caso e pesquisas de opinião com profissionais, apresentando análises qualitativas ou quantitativas dos resultados. A contribuição será julgada em termos do projeto do experimento, consistência da análise e ameaças à validade. Replicações de estudos experimentais são bem-vindas.

Revisão da literatura (estudos secundários): Um artigo em que a principal contribuição é a síntese de estudos primários. Exemplos incluem revisões sistemáticas e mapeamentos sistemáticos. A contribuição do artigo deve ser obtida com rigor metodológico e fornecer uma ampla cobertura da literatura relevante. Além disso, deve responder a questões de pesquisa relevantes com uma síntese elaborada dos resultados. Artigos que fazem somente análise de metadados (e.g., autores relevantes, densidade de publicações por ano, artigos mais influentes, etc.) não são encorajados. 

Tecnológico: Um artigo em que a principal contribuição é de cunho tecnológico. Exemplos incluem ferramentas inovadoras e linguagens de modelagem. A contribuição do artigo não tem necessariamente que ser avaliada por humanos. Contudo, argumentações claras, apoiadas por evidências quando apropriado, devem demonstrar como e por que a tecnologia é benéfica, seja automatizando uma tarefa do usuário, refinando a sua capacidade de modelagem ou melhorando alguma propriedade chave de sistemas.

Metodológico: Um artigo em que a principal contribuição é a identificação de princípios e práticas para interpretar ou resolver um problema. Exemplos incluem métodos inovadores de levantamento de requisitos, modelos de processo, métodos de projeto de software, abordagens de desenvolvimento e paradigmas de programação. A contribuição do artigo deve ser apoiada por relatos de experiência que indiquem por que o novo método é necessário e quais são os benefícios providos. 

SUBMISSÃO DE ARTIGOS 

Os artigos submetidos podem ser escritos em Português ou Inglês. Submissões em Inglês são fortemente encorajadas visto que os anais serão submetidos à IEEE Digital Library. Os artigos submetidos ao SBES não devem ser submetidos simultaneamente a qualquer outro fórum (conferência ou periódico), nem já terem sido publicados antes. O aceite do artigo implica que pelo menos um de seus autores se registrará no simpósio para sua apresentação.

Todas as submissões devem ser no formato Adobe Portable Document Format (PDF) e seguir o formato de conferência de 2 colunas da IEEE disponível em http://www.ieee.org/conferences_events/conferences/publishing/templates.html. Artigos devem ser submetidos eletronicamente usando o sistema JEMS da SBC (http://submissoes.sbc.org.br). Todos os artigos técnicos devem informar, depois do resumo, uma ou mais categoria conforme seção de Categorias de Artigos.

Submissões incompatíveis com estas regras de formatação ou que estejam fora do escopo da conferência serão recusadas sem passar pelo processo de avaliação. Os demais artigos serão avaliados por ao menos três membros do comitê de programa. O processo de avaliação inclui um período de réplica, no qual os autores terão acesso aos pareceres e questionamentos e poderão argumentar e responder às dúvidas dos avaliadores antes da decisão final de aceitação/rejeição. A réplica é limitada a um texto simples com no máximo 4000 caracteres.

PROGRAMA DE TUTORIA

Autores que nunca publicaram na trilha de artigos técnicos do SBES ou em qualquer outra conferência internacional renomada da área (a critério do coordenador do comitê de programa), e que pretendem submeter para a trilha de artigos técnicos do SBES deste ano, poderão solicitar a participação no programa de tutoria. O programa irá atribuir um membro do comitê de programa para fazer uma avaliação prévia do trabalho antes da data de submissão do evento, aumentando as chances de autores menos experientes ou mesmo de outras áreas. Observe a data limite para participar do programa na seção de Datas Importantes, mas encorajamos que a solicitação seja feita o mais rapidamente possível, uma vez que a quantidade de trabalhos no programa será limitada e a atribuição de trabalhos será feita baseada na ordem de solicitação. ATENÇÃO, para participar deste programa nenhum dos autores do trabalho pode ter publicação em qualquer edição do SBES ou de conferências internacionais renomadas. A solicitação deve ser feita exclusivamente por e-mail (leomurta@ic.uff.br) com o assunto do e-mail "Participação na Tutoria do SBES 2015". Devem ser incluídos no corpo do e-mail o título provisório do trabalho, a lista completa de autores e um resumo (para artigos em português) ou abstract (para artigos em inglês).

PREMIAÇÃO DOS MELHORES ARTIGOS

Todo ano, o Comitê Diretivo do SBES indica um comitê para premiar os melhores artigos do simpósio. Os melhores artigos em ambas as trilhas serão anunciados durante o evento. Os melhores artigos técnicos serão convidados a submeter uma versão estendida em inglês na categoria “Research” para uma edição especial do Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD). Além disso, o melhor artigo da trilha de ideias inovadoras será convidado a submeter uma versão estendida em inglês na categoria “Review” para uma edição especial do JSERD.

DATAS IMPORTANTES

Data limite para solicitação de tutoria: 22/02/2015
Data limite para submissão do artigo para tutoria: 01/03/2015
Data limite para registro do artigo (submissão do resumo): 21/04/2015
Data limite para submissão do artigo: 28/04/2015
Período de réplica: 11/06/2015 a 18/06/2015
Notificação de aceitação: 02/07/2015
Data limite de submissão da versão final do artigo: 16/07/2015

ORGANIZAÇÃO

Coordenadores do Comitê de Programa 

  • Leonardo Murta (UFF) - Trilha de Artigos Técnicos
  • Eduardo Almeida (UFBA) - Trilha de Ideias Inovadoras

Comitê Diretivo

  • Eduardo Almeida (UFBA)
  • Leonardo Murta (UFF)
  • Márcio Delamaro (USP)
  • Sergio Soares (UFPE e ISI-TICs)
  • Thais Batista (UFRN)

Comitê de Programa

  • Adenilso Simão (ICMC/USP)
  • Alessandro Garcia (PUC-Rio)
  • Alexandre Correa (UNIRIO)
  • Alfredo Goldman (IME/USP)
  • Ana Regina Rocha (COPPE/UFRJ)
  • Antônio Francisco Prado (UFSCar)
  • Antônio Tadeu Azevedo Gomes (LNCC)
  • Arilo Dias Neto (UFAM)
  • Arndt von Staa (PUC-Rio)
  • Augusto Sampaio (UFPE)
  • Auri Marcelo Rizzo Vincenzi (UFG)
  • Carlos Eduardo Pereira (UFRGS)
  • Cecilia Rubira (UNICAMP)
  • Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC)
  • Christina Chavez (UFBA)
  • Claudia Werner (COPPE/UFRJ)
  • Claudio Sant'Anna (UFBA)
  • Cleidson de Souza (UFPA)
  • Dalton Serey (UFCG)
  • Daniel Berry (University of Waterloo, Canadá)
  • Daniel Lucrédio (UFSCar)
  • Eduardo Almeida (UFBA)
  • Eduardo Aranha (UFRN)
  • Eduardo Figueiredo (UFMG)
  • Ellen Francine Barbosa (ICMC/USP)
  • Fabiano Ferrari (UFSCar)
  • Fabio Queda Bueno da Silva (UFPE)
  • Fernanda Alencar (UFPE)
  • Fernando Castor (UFPE)
  • Flavia Delicato (IM/UFRJ)
  • Flavio Oquendo (UBS, França)
  • Francisco Dantas (UFRN)
  • Glauco Carneiro (UNIFACS)
  • Gledson Elias (UFPB)
  • Guilherme Travassos (COPPE/UFRJ)
  • Gustavo Rossi (UNLP, Argentina)
  • Itana Maria de Souza Gimenes (UEM)
  • Jaelson Castro (UFPE)
  • Jair Leite (UFRN)
  • João Araújo (UNL, Portugal)
  • José Maldonado (ICMC/USP)
  • Júlio Leite (PUC-Rio)
  • Kiev Gama (UFPE)
  • Leila Ribeiro (UFRGS)
  • Leila Silva (UFS)
  • Luciano Baresi (Politecnico di Milano, Itália)
  • Marcelo d'Amorim (UFPE)
  • Marcelo de Almeida Maia (UFU)
  • Marcelo Fantinato (EACH/USP)
  • Márcio Barros (UNIRIO)
  • Marcio Delamaro (ICMC/USP)
  • Marcio Ribeiro (UFAL)
  • Marco Aurélio Gerosa (IME/USP)
  • Marco Túlio Valente (UFMG)
  • Marcos Kalinowski (UFF)
  • Miguel Goulão (UNL, Portugal)
  • Mike Papadakis (University of Luxembourg, Luxemburgo)
  • Nabor Mendonca (UNIFOR)
  • Nélio Cacho (UFRN)
  • Nelson Rosa (UFPE)
  • Oscar Pastor (Universitat Politècnica de València, Espanha)
  • Otavio Lemos (UNIFESP)
  • Patrícia Machado (UFCG)
  • Paulo Borba (UFPE)
  • Paulo Merson (CMU, USA)
  • Paulo Pires (IM/UFRJ)
  • Rafael Prikladnicki (PUCRS)
  • Raul Wazlawick (UFSC)
  • Regina Braga (UFJF)
  • Ricardo Choren (IME)
  • Rogerio de Lemos (University of Kent, Reino Unido)
  • Rohit Gheyi (UFCG)
  • Rosana Braga (ICMC/USP)
  • Rosângela Penteado (UFSCar)
  • Sandra Fabbri (UFSCar)
  • Sérgio Soares (UFPE)
  • Silvia Abrahão (Universitat Politècnica de València, Espanha)
  • Silvia Vergílio (UFPR)
  • Simone Souza (ICMC/USP)
  • Tayana Conte (UFAM)
  • Thais Vasconcelos Batista (UFRN)
  • Tiago Massoni (UFCG)
  • Toacy Oliveira (COPPE/UFRJ)
  • Uirá Kulesza (UFRN)
  • Valter Camargo (UFSCar)
  • Vander Alves (UnB)
  • Vera Werneck (UERJ)
  • Viviane Torres da Silva (UFF)