Ir para o conteúdo
ou
ou

Realização

Execução

Organização

 Voltar a Últimas Notí...
Tela cheia Sugerir um artigo

Festival Yosakoi Soran

22 de Dezembro de 2015, 16:45 , por Melissa Wen -
Visualizado 175 vezes
12122400_977243032339036_5467479456651590160_n

Desde de 2003 o Yosakoi passou a ser organizado no Brasil, o único país fora do Japão onde o Festival é realizado oficialmente. Dele participam grupos de todo o território nacional, dos quais são escolhidos os 3 melhores, divididos em duas categorias e dentre todos grupos participantes o melhor recebe o prêmio Grand Prix.
As primeiras edições do Festival Yosakoi Soran foram idealizadas e organizadas pelo empresário Hideaki Iijima, com a intenção de divulgar a cultura japonesa no Brasil.
Os dois primeiros eventos ocorreram ao ar livre, como no Japão. Sendo que o primeiro Yosakoi foi realizado nas ruas do tradicional bairro da Liberdade e também na sede da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo; e o segundo realizado no Parque do Ibirapuera, contando também com uma apresentação no Ginásio. A partir da terceira, o Festival passou a ser realizado no Via Funchal.
Desde a última edição, o Festival passou a ser organizado pela Associação Yosakoi Soran do Brasil, uma organização não-governamental que pretende dar ao evento reconhecimento nacional. 
Em 2013, na sua 11a edição, o festival foi transferido para Maringá, interior do Paraná. A cidade conta com uma ótima infra-estrutura para eventos, além de ser muito propícia para a recepção de projetos como estes.
Um dos grandes diferenciais está na possibilidade de "voltar às origens", tornando as apresentações de rua - como no Japão - parte da programação oficial. 
Este ano a apresentação de rua em movimento, nos moldes de como é realizado nos Festivais de rua do Japão, será a grande novidade. A grande final será realizada no palco principal, em duas sessões.