Ir para o conteúdo
ou
ou

Realização

Execução

Organização

Tela cheia

Painel

22 de Dezembro de 2015, 18:57 , por Melissa Wen -
Visualizado 1572 vezes
Traduções

O tema do painel do CBSoft este ano será: Passado, Presente e Futuro de 30 edições do SBES, 20 edições do SBLP, 10 edições do SBCARS e 10 edições do SAST. 

 

Resumo

Este ano comemoramos 30 edições do SBES, 20 edições do SBLP, 10 edições do SBCARS e 10 edições do SAST. Além de apresentar um overview e a evolução do evento ao longo das edições, o painel visa discutir as seguintes perguntas sobre cada evento. Quais os principais desafios enfrentados em cada comunidade nessa trajetória? Qual o cenário atual em cada comunidade? O que cada comunidade pode e pretende fazer para ter um impacto ainda maior no futuro? A discussão deste painel deve ser de interesse para qualquer participante do CBSoft, seja experiente ou não.

 

Painelistas

Adenilso Simao possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá em 1998, e mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), em 2000 e 2004, respectivamente. Desde 2004, ele é professor em Ciência da Computação no Departamento de Sistemas de Computação da USP. De Agosto de 2008 até Julho de 2010, ele passou um período sabático no Centre de Recherche Informatique de Montreal (CRIM), Canadá. Ele recebeu prêmios de melhor artigo em várias conferências importantes. Em várias oportunidades, recebeu prêmios pelo destaque na atuação em ensino. Possui interesse nas áreas de teste de software e métodos formais.

Cláudia Maria Lima Werner é professora titular em Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. As suas áreas de interesse incluem: reuso de software, educação em engenharia de software, visualização de software e ecossistemas de software. Ela obteve o título de doutora em Ciência da Computação em 1992 na COPPE/UFRJ. Ela possui mais de 100 artigos técnicos publicados em conferências e periódicos internacionais e mais de 150 artigos em conferências e periódicos da América Latina. Ela é membro do comitê de programa do ICSR (International Conference on Software Reuse), SPLC (International Software Product Line Conference) e várias conferências latino-americanas, incluindo o SBES, SBCARS, e workshops. Ela é membro da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e da IEEE. Atualmente ela é vice-diretora de assuntos acadêmicos da COPPE/UFRJ e coeditora chefe do Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD), Springer.

Eduardo Almeida possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Salvador (2000), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2003), doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) com período sanduiche na University of Mannheim (2006) e Pós Doutorado no Virginia Tech (2008). Atualmente é Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante o período de 2012-2014 foi Coordenador do Mestrado em Ciência da Computação (MCC) UFBA-UEFS. Em 2014 foi também Chefe do Departamento de Ciência da Computação (DCC). Atuou como Líder de Pesquisa em Engenharia de Software no Fraunhofer Project Center (FPC/UFBA) de 2012-2015 onde auxiliou na sua concepção inicial. Foi membro e Vice-Coordenador da Câmara de Assessoramento e Avaliação da FAPESB (2011-2014) nas áreas de Computação e Engenharias. Na universidade, tem participado e coordenado diversos projetos com financiamentos da FAPESB, FACEPE, FINEP, CNPq, CAPES e iniciativa privada. No cenário internacional, coordenou projetos de cooperação formal com a Suécia (Malardalen University) e Espanha (Universitat Politècnica de València) com financiamentos do Governo Sueco e CAPES (DGU). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos, processos, ferramentas e métricas para o desenvolvimento de software reutilizável. Nesta área, é autor de três livros e mais de 200 artigos publicados nos principais congressos e periódicos. Formou mais de quarenta alunos de mestrado, doutorado e pós doutorado. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Association for Computing Machinery (ACM) Senior Member, IEEE Senior Member, membro do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Engenharia de Software (INES), IEEE Computer Society Certified Software Development Professional (CSDP) e Membro Titular da Academia de Ciências da Bahia (ACB). Na sua comunidade de pesquisa tem participado ativamente como General Chair (SPLC, SBCARS, SBQS, VaMoS), Program Chair (SPLC, ACM SIGSOFT CBSE, SBCARS, SBQS, SBES, ICSR), Workshop Chair (WICSA/ECSA, ICSR), Publicity Chair (ICSR, ICGSE), Steering Committee (SPLC, SBCARS, CBSOFT, SBES) e PC member. Tem também atuado como Guest Editor em relevantes periódicos (IST, JSS, JBCS, JUCS).

Fernando Pereira é doutor em Ciência da Computação pela Universidade da California, Los Angeles, tendo obtido seu título em 2008. Ele é professor no Departamento de Computação da UFMG desde 2009, onde
leciona Linguagens de Programação. Na UFMG Fernando coordena o Laboratório de Compiladores. Seu grupo de pesquisa já obteve mais de 10 melhores artigos em conferências da área, e uma patente (US
2009/0083721 A1). Os interesses de pesquisa de Fernando concentram-se na interseção entre compiladores e teoria de linguagens de programação. Vários de seus projetos estão hoje disponíveis em compiladores de código aberto, incluindo LLVM, nvcc, gcc, IonMonkey e Phc.