Ir para o conteúdo

21 a 25/09/15BELO HORIZONTE - MG

ou

Tela cheia

Painel

29 de Janeiro de 2015, 10:37 , por Johnatan Oliveira -
Visualizado 1617 vezes
Traduções
 
 
Esse ano, o CBSoft oferece a oportunidade de painel  sobre o tema: Como podemos mudar a maneira de ensinar Ciência da Computação e Engenharia de Software?  As descrições são detalhadas logo abaixo.
 
 
 

Resumo

Cursos online massivos, aulas invertidas, ensino pelos pares... no meio de toda a espuma dos anos recentes existem lições reais de como podemos mudar a maneira de ensinar Ciência da Computação e Engenharia de Software. Como motivar nosso alunos, e aumentar o engajamento? Como incorporar mudanças no nosso campo sem negligenciar os fundamentos? Como democratizar nossos cursos e alcançar estudantes fora dos muros da universidade? Como usar dados de um grande número de estudantes para melhorar nossos cursos? A discussão deste painel deve ser de interesse para qualquer professor participante do CBSoft, seja experiente ou não. Estudantes são encorajados a participar e compartilhar suas perspectivas, e a discussão é de especial interesse para estudantes que pensam em uma carreira acadêmica.

Painelistas

Armando Fox é professor no Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade da Califórnia em Berkeley. Ele também é Conselheiro Docente para o MOOCLab da UC Berkeley, e um reconhecido pioneiro em MOOCs e educação online, tópicos sobre os quais ele já teve a honra de palestrar para o Congresso Estadual da Califórnia, o Ministéio de Educação Chinês, e o Projeto Japonês Top Global University, assim como numerosas universidades pelo mundo. Ele também atua no Conselho Técnico da edX, ajudando a estabelecer a direção técnica da plataforma MOOC aberta deles, e no Conselho de Educação Online da Google. Com o seu colega David Patterson, ele co-projetou e co-lecionou o primeiro MOOC (curso online massivo) de Berkeley, "Engineering Software as a Service", oferecido pelo edX, através do qual mais de 10.000 estudantes de mais de 120 países obtiveram certificados de conclusão. O MOOC é baseado na reformulação do curso de Engenharia de Software de Berkeley empreendida por Fox e Patterson, focando em desenvolvimento ágil de projetos com clientes reais e fortemente guiado pela prática moderna de Engenharia de Software. O curso e seu livro-texto, "Engineering Software as a Service" (disponível em diversas línguas, inclusive português) influenciaram as Diretrizes Curriculares para Engenharia de Software de 2013 da ACM/IEEE, assim como o Modelo de Competência em Engenharia de Software (SWECOM) de 2014 da IEEE. Ele ministrou diversas palestras convidadas sobre esses tópicos nas conferências SIGCSE, ICSE, CSEET, assim como outros fóruns importantes de Educação em Ciência da Computação.

Avelino F. Zorzo possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutorado em Ciência da Computação pela University of Newcastle Upon Tyne e pós-doutorado na área de segurança no Cybercrime and Computer Security Centre da Newcastle University. Atualmente é professor titular da Faculdade de Informática (FACIN), membro da Comissão Científica do Instituto de Eletrônica e Telecomunicações e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia de Software da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É também Diretor de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), avaliador de condições de ensino do Ministério da Educação, consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESB e da FAPERGS. Atuou como diretor da FACIN/PUCRS entre 2005 e 2011; como diretor adjunto de treinamento e ensino da SUCESU-RS entre 2008 e 2011; membro da diretoria da ASSESPRO-RS entre 2008 e 2011; diretor de articulação com empresas da SBC entre 2013 e 2015; e, membro do conselho técnico-consultivo da SOFTSUL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança de sistemas, tolerância a falhas, teste de software, sistemas operacionais e modelagem analítica de sistemas confiáveis.

Mirella M. Moro é Professora Associada do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. Ela possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia em Riverside, e iniciou a vida acadêmica na graduação e mestrado da UFRGS. Ela é Diretora de Educação da Sociedade Brasileira de Computação earned editora-chefe da revista SBC Horizontes, com foco na carreira de Ciência da Computação. Ela também é membro do Comitê de Educação da ACM (previamente membro do Conselho de Educação), ACM SIGMOD, ACM SIGCSE, ACM-W, IEEE, IEEE WIE, e MentorNet. Mirella vem trabalhando com pesquisa na área de Bancos de Dados deste 1997. Seus interesses de pesquisa incluem otimização de consultas, processamento de filas, sistemas de disseminação baseados em conteúdo, modelagem híbrida XML/relacional, e redes sociais.